Análise: Novamente, a importância de estar na bissectriz – e isto num “golaço” de Joelson

Dominar a questão da bissectriz é uma das chaves para o guarda-redes defender em, especialmente, remates interiores na diagonal da baliza. O posicionamento é um dos grandes potenciadores de sucesso e aqui também não é excepção.

Num golo altamente aclamado de Joelson (u17 Portugal) contra a Albânia, que virou as redes sociais do avesso pelo enorme trabalho individual, é importante olhar para o guardião contrário por estas mesmas bases. Vendo a imagem abaixo perceberão o que queremos trazer para cima da mesa. Fica o vídeo:

Na imagem abaixo, a azul está a bissectriz, entre bola e baliza e a meio dos dois postes, onde curiosamente também coincide com a trajectória da bola. Respeitando este princípio a bola “iria bater no GR” e, talvez, muitos diriam que foi “apenas à figura”. Mas para essa defesa acontecer… é preciso o guarda-redes dominar as bases e ser muito preciso no posicionamento no campo. Basta a imagem abaixo para aferir o quão deslocado está o GR sendo possível o golo acontecer com aquela trajectória.

 

Imagem editada em Instat e do Canal 11. A azul a bissectriz e, coincidentemente, a direcção da bola após remate.

Facebook Comments