Notas de melhoria em Odysseas na defesa do espaço fora da área: a correcção do posicionamento e dos apoios fixos no momento do passe

A estabilidade, a percepção do espaço e do jogo à sua frente e mais confiança na abordagem ao espaço fora da área. Foi este o Odysseas que deu a estabilidade necessária a uma equipa que não fez o melhor jogo colectivo perante o Moreirense, apesar da vitória por 2-1.

Vimos um Odysseas mais confortável e confiante na defesa da profundidade e tudo assentou nas bases do posicionamento, estar fixo e equilibrado no momento do passe no espaço e, também, o apoio bem marcado para uma melhor e mais atempada abordagem. Estas bases, quando tidas e dominadas – sem grandes flutuações de movimento como, o mais comum, o passo à retaguarda que vai criar “atrito” no movimento contrário que depois se pretende para atacar o espaço à frente – vão criar uma maior naturalidade para se sair.

Isto tudo, sem perder a noção da bola, do espaço, da defesa à frente e do adversário. É uma análise complexa mas que, quando percebida e dominada, são um grande factor de integração do GR com equipas que pretendam jogar com as linhas defensivas subidas, deixando muito espaço até ao guardião.

Os posicionamentos tidos foram perto do limite da grande área, em zona central, a fazer os devidos ajustes mediante o ritmo/cadência da bola (se o adversário progride com a bola dominada, o GR faz ligeiros ajustes à retaguarda nesse ritmo/velocidade da bola e sempre bem orientado para o jogo. No último, quando está a ajustar escorrega de forma ligeira e depois, de forma decidida, acelera para desviar fora da área. 

É uma melhoria… se se tornou um comportamento consolidado? Não sabemos. Mas há trabalho a ser feito, com resultados práticos e visíveis, para a melhor integração de Odysseas nas ideias do colectivo na defesa da profundidade, por Fernando Ferreira (TGR SL Benfica)

Ficam as imagens no vídeo seguinte das 3 grandes acções na defesa do espaço que Odysseas teve neste encontro, de mostras de correcção e de intenção em ser mais completo e mais proactivo neste momento de jogo.

 

Imagens Sporttv via Instat

No nosso Twitter, que podem acompanhar:

Facebook Comments