A estreia na Liga de Koffi em Portimão: A cola nas mãos, a confiança e tranquilidade

O jogo de estreia da liga portuguesa de futebol 19/20, Portimonense 0-0 Belenenses SAD, mostrou dois guarda-redes confiantes e talentosos. Já falámos há dias de um pormenor de qualidade de Ricardo Ferreira na defesa do espaço (ver aqui) e agora falamos do estreante em Portugal na outra baliza: Koffi.

Com 1.87m de altura e 22 anos de idade, chega a Portugal por via do Lille (França) e vem para substituir Muriel que saiu para o Brasil. Com a concorrência de Mika e André Moreira, foi o internacional pela Burkina Faso a assumir a baliza no jogo de estreia do Belenenses SAD (podem ver aqui uma entrevista d’A Última Barreira ao seu treinador de GR na selecção na altura, Vasco Évora)

E fez um jogo em que o maior destaque vai além das defesas que fez na baliza (pois também as teve), tal a qualidade em questões mais abertas no espaço como cruzamentos ou distribuição curta e longa com os pés. Num modelo de jogo de Silas que explora muito a capacidade com os pés do seu GR, soube marcar ritmos, acelerar quando devia ou aliviar quando era mais pressionado para evitar criar problemas na equipa. E no ar… fez uma exibição digna de figurar nos livros em como se deve ter a coragem, audácia e capacidade motora (deslocamento e depois no momento de agarrar) para garantir segurança à sua equipa e controlar ele mesmo os lances. E isto foi algo vincado na sua exibição: controlar os lances e não ser controlado. E isso é muito importante e mostra logo ao que vem o guardião.

As defesas que fez foram de qualidade, mas a sua presença no jogo e importância em quase todos os momentos do mesmo, foi acima da média, em especial para alguém que se estreava na primeira liga. Irá certamente ser curioso acompanhar como irá evoluir neste modelo de jogo que valoriza o guardião e o trabalho que o treinador específico, Pedro Alves, irá fazer com o jovem guarda-redes. Mas promete… 

Ora vejam então os vídeos das defesas e depois no momento da distribuição e principalmente no ar onde foi imperial a não largar uma única bola:

Defesas na baliza: (ver aqui)

Defesa a cruzamentos: 

Imagens @Sporttv

 

Facebook Comments