III Seminário e Dia do GR Internacional  – Nuno Monteiro

Realizou-se entre 20 a 23 de Junho o III Seminário Internacional – As Etapas de Formação, no Pinhal Novo com dois eventos paralelos organizados pela Escola de Guarda-Redes Nuno Monteiro, com o objetivo de valorizar a posição de Guarda-Redes e a formação do treinador de Guarda-Redes.

Este evento iniciou-se com o Dia do Guarda-Redes, no dia 20 de Junho com a participação de 35 jovens Guarda-Redes, que tiveram a oportunidade de trabalhar de perto e sob a metodologia de treino de Sebastian Barton (Arsenal F.C. Sub9-Sub14) e João Garcia (Estoril de Praia Feminino), na parte da manhã, enquanto que na parte da tarde entrou em ação Adam Kasprizk (Seleção Nacional Alemã Feminina Sub17) e César Gomes (Rio Ave).

Entre 21 a 23 de Junho realizou se a formação destinada a treinadores, formação essa que contou com várias temáticas e vários profissionais do Futebol. No dia 21 de Junho abriu se a formação com a participação de Fabiano Rodrigues (ASPETAR) que falou das capacidades físicas do Guarda-Redes, Pedro Cruz (CD Cova da Piedade Sub-15) que referiu o papel do treinador de Guarda-Redes numa equipa técnica, Filipe António (S.L.B. Prospeção) que trouxe como trabalhava a prospeção de Guarda-Redes do S.L.Benfica, por fim Alexandre Santana (Vitória F.C. Sub19) falou do treinador de Guarda-Redes na equipa técnica.

No dia 22 iniciou se com a preleção de Bruno Clemente (S.C. Leiria e Marrazes) que procurou mostrar a metodologia de treino de Guarda-Redes do clube, onde já passaram Rui Patrício e Igor Rodrigues. De seguida João Garcia (Estoril de Praia Feminino) falou nos sobre importância da manipulação da complexidade no processo de ensino-aprendizagem, já Sebastian Barton (Arsenal F.C. Sub9-Sub14) apresentou o programa de treino do Arsenal F.C., e Adam Kasprizk (Seleção Nacional Alemã Feminina Sub17) abordou o “The Zone Model”, uma ferramenta para ensinar o Guarda-Redes a posicionar-se. Na parte da tarde seguiram se as demonstrações práticas de cada preletor.

No dia 23 e último dia do evento, começou César Gomes (Rio Ave), por falar do Guarda-Redes, do treino e do futuro, enquanto que Diogo Almeida demonstrou como funcionava a metodologia transversal do S.C.Braga. Seguiu se Ricardo Pereira (ex-Légia Varsóvia) que trouxe como tema a “Comunicação do Guarda-Redes: Falar muito ou comunicar com eficácia e assertividade?”, finalizando-se a parte teórica com uma mesa redonda com estes 3 preletores e com o moderador da mesa Moreira (Cova da Piedade). À tarde seguiram se as demonstrações práticas.

Podem ver algumas fotografias do evento no link seguinte: (ver aqui)

Facebook Comments