Ionut Radu é já, desde cedo, um dos destaques do Europeu sub21!

A Roménia é uma das revelações do Europeu Sub21 – e, curiosamente, terminou em 1o lugar no grupo de Portugal na Qualificação para esta competição,-  e conta com um guardião muito competente e que beneficia de uma grande experiência esta temporada no Genoa (Serie A, Itália).

Em Julho de 2017, no nosso canal de Youtube, lançámos um video de alguns bons momentos do guardião: (ver aqui)

Ontem, contra Inglaterra num jogo de loucos que terminou 4-2 para os romenos – e que aos 75 minutos estava 0-0…- fez um grande jogo. Defesas decisivas para “estancar” algum ímpeto ofensivo contrário, sendo decisivo para evitar que o jogo caísse para o lado contrário.

Algumas coisas boas e outras a melhorar. Em primeiro lugar, algumas qualidades e com o vídeo das defesas que fez nessa partida para suportar:

  • A capacidade atlética de Radu, no momento de fixar e de voar para evitar um golo é acima da média.

  • A confiança com que executa e a serenidade que aparenta mostrar, são algumas das suas maiores capacidades psicológicas, tal como a capacidade de liderança que possui.

Mas…

Terá de corrigir ou ter atenção aos ajustes de posicionamento, no momento do recuo ou face aos movimentos do portador da bola que se movimenta. Por exemplo, no primeiro golo que sofre, o jogador contrário faz um movimento de fora para dentro e ele mantém praticamente o mesmo posicionamento desde o drible do portador da bola. Com esse ajuste de posicionamento, pois não era necessário uma posição tão junta ao primeiro poste, poderia salvar o golo pois, como já referimos nas suas qualidades, tem uma capacidade explosiva impressionante. Tanto é que esteve mesmo quase a defender a bola.  

Já no segundo lance, no momento em que o jogador contrário fica com o primeiro poste fechado quando volta para trás, Radu posicionou-se muito ao primeiro poste e depois numa bola com pouco controlo do adversário em tempo e espaço (pela pressão/oposição que lhe ofereciam) ficou sem capacidade de defender a bola do lado contrário.

Contudo, são correcções que são necessárias mas que não têm sido impeditivas para um menor rendimento do guardião que tem feito uma grande competição, sem esquecer que a equipa que está à sua frente é incrivelmente talentosa. A acompanhar de perto.

Facebook Comments