Marcelo Lomba: Para defender isto, desta forma, é preciso estar muito bem preparado

Equilíbrio e posição. Ajuste e reajuste. Orientação de apoios. Tudo isto são alguns pontos chave para uma defesa ou o GR estar bem preparado para a acção final de evitar um golo. E é nisto mesmo que temos de destacar a defesa de Marcelo Lomba, do Internacional, na Libertadores, na vitória por 2-0 ao Palestino.

Evitou um golo que parecia certo, após inúmeros ressaltos a poucos metros da área. E como conseguiu? Estando muito bem preparado fisicamente e psicologicamente. É difícil manter o equilíbrio com bolas a surgirem e a afastarem-se após ressaltos, tal como manter a devida posição e orientação para o remate/bola… e a dificuldade vem na capacidade visual (várias mudanças de trajectória, que implica que mentalmente esteja “fresco” e focado para a devida análise) e física que, com um ressalto, é relativamente natural que o corpo descaia numa possibilidade de remate inesperado. E é contrariar este descair do corpo que está o mérito do guardião e do trabalho específico que faz.

Certamente que Lomba é alguém muito bem preparado por Daniel Pavan, treinador de guarda-redes do Internacional de Porto Alegre. Vejam estes pormenores todos e, claro, a execução final. Que defesa… por tudo o que já referimos!

 

Facebook Comments