Comunicado: São já 5 anos d’A Última Barreira…

A 16 de Janeiro de 2014, um conjunto de artigos sobre os guardiões da 1a liga portuguesa – lembro-me de escrever sobre Oblak, com poucos minutos no Benfica ainda, Fabiano no Porto, Boeck que era suplente no Sporting, Ricardo que brilhava na Académica. E mais alguns. Foram publicados em perfil pessoal quando estava em época de exames na faculdade. Tiveram algum sucesso e pensei para mim: porque não uma página?

Já existiam páginas do tema, com outras especificidades. Em Portugal e lá fora. Nunca quis ser o primeiro, o único mas uma alternativa a dar valor. Na altura era tudo tão pequeno, tão residual e sem um grande propósito. Queria apenas “matar” as saudades que tinha das balizas que deixei para entrar na faculdade. Tinha 19 anos de idade na altura e escrevia a belo prazer do que ia vendo na minha televisão. Cresci a vê-los jogar e hoje conheço muitos deles e reconheço como amigos.

Começou sem uma grande base analítica, sem grandes análises. Aliás, eram crónicas meio vagas de grande respeito por aqueles profissionais que via na 1a liga. O projecto foi crescendo. E cresceu muito. Hoje somos uma referência nacional e internacional. Sabemos que inspiramos algumas páginas/projectos que falam do tema. É bom ver isso. Não encaramos como concorrência mas como procura de salientar uma posição que lutamos diariamente para que seja vista com melhores olhos. E hoje podemos dizer que é e é o trabalho de muitos anos de várias pessoas. Com diferentes propósitos, mas com o mesmo foco: o guarda-redes. O foco tem de estar sempre neste, sem procura de outras coisas. O foco é unicamente este. E assim o fazemos, todos os dias, com mais ou menos horas dormidas.

A Última Barreira cresceu na adversidade. Mas cresceu. A página de facebook que temos, com um nome diferente para evitar bloqueios (The UB), já é a nossa 4a página. E voltamos sempre, mais ou menos feridos, enquanto houver forças e vontade de valorizar o guarda-redes. É o que queremos. Cada um que escreve para este projecto procura sempre isso, sendo esse o objectivo principal. A valorização pessoal não cabe aqui, como propósito principal e único, mas gostamos de dar valor a cada um que contribua para este projecto e sabemos do poder de divulgação e alcance que temos hoje.

Neste tempo todo já fizemos entrevistas a guardiões e treinadores profissionais, já fizemos duas revistas digitais – as primeiras sobre guarda-redes -, criámos um podcast para falar das balizas que já conta com 3 edições e está no Spotify, fizemos coberturas presenciais e online de eventos do Norte ao Sul do país… fizemos mais de 2000 notícias/artigos para falar de guarda-redes e valorizar os seus feitos ou analisá-los para ajudar as futuras gerações de guarda-redes.

Temos a noção da nossa responsabilidade enquanto projecto nacional/internacional e tentamos corresponder diariamente, a muito custo. Custo em tempo principalmente. Porque quem a gere, trabalha a tempo inteiro e muitas vezes faz artigos fora do horário de trabalho e depois dos treinos. Muitas vezes são feitos madrugada fora para dar bons conteúdos aos seus seguidores. Criámos essa necessidade e é correspondida com uma melhor compreensão e respeito pela posição de guarda-redes. Hoje é mais valorizada… mas há ainda um caminho longo a percorrer. Muito espaço para melhoria e estaremos cá, enquanto houver forças, para continuar. E quem queira ajudar é sempre bem-vindo.

Hoje escrevo praticamente tudo, em todas as redes sociais. Tento ver tudo e estar presente mas nem sempre é possível. Este é o estado actual das nossas maiores redes sociais:

Facebook: 44 mil seguidores; Instagram: 4.4 mil seguidores; Twitter: 2.6 mil seguidores; Youtube: 1.7 mil seguidores. O website ultimabarreira.com tem quase 1 milhão de visitas e 2000 publicações.

Cada um com o seu estilo de publicação, adaptado a cada rede social. Sempre na procura de valorizar o guarda-redes. Sem demagogias, sem populismos. Com verdade, sinceridade, espírito crítico mas sempre apaixonado, na procura de dar a conhecer melhor tudo o que um guarda-redes passa numa baliza e antes/depois de chegar a ela. 

Agradeço ao Hugo, Gonçalo, Pedro, Pedro, Hélder, João, Nuno, Frederico, Ivan, Bernardo, Rui, Margarida, Hugo, Nelson, Paulo, André, Henrique, Ricardo, Nuno, José, Miguel, Vitor, Eduardo, Vitor, Hélder, Luís, Armando. Muitos por ajudarem a UB a crescer, a escrever ou apoiar, outros por confiarem na UB para os seus projectos, na divulgação ou passagem de mensagem. Obrigado a todos, saberão identificar quem falo certamente. São diferentes pessoas, muitos nomes iguais mas diferentes contributos individuais. Um sincero obrigado e abraço a todos.

Eu, Gonçalo Xavier, hoje com 24 anos, já licenciado no ISCTE em Gestão Industrial e Logística, a trabalhar na Samsung Portugal, começando em cadeia de abastecimento e hoje em análise de vendas, treinador de guarda-redes no ISCTE (futebol universitário), agradeço em meu nome e do projecto que giro todo o apoio incondicional a todos nestes 5 anos. Nos piores e melhores momentos.

Obrigado. E continuamos aqui, até haver forças.

Gonçalo Xavier, Fundador e Gestor d’A Última Barreira

 

(Carregar na imagem para ver o website e a sua oferta, entre luvas, equipamentos, materiais de treino)

Resultado de imagem para patreon logo

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com apenas 1 euros, e damos conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

 

PODEM OUVIR O TERCEIRO PODCAST UB, COM RUI TAVARES, AQUI: (OUVIR AQUI)

SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS (CLICAR NAS IMAGENS):

Resultado de imagem para youtube logoResultado de imagem para facebook logoResultado de imagem para twitter logoResultado de imagem para instagram logo

Facebook Comments