Jogar como se treina e pelo que o jogo requer, não pelo que a bancada pede.

Jogar para a bancada ou jogar pelo que se treina? Arriscar o sucesso, que é programado e devidamente rotinado, ou esperar o aleatório pedido pela emoção das bancadas e arriscar descontrolar uma partida? Potenciemos, com inteligência, aquilo que depende de nós. É disto que um jogador profissional sofre, entre a racionalidade e emoção de cada acção, por quem se encontra dentro e fora de campo. E muitas vezes as reacções da bancada… surgem por acções indevidas da parte dos jogadores.

Damos um exemplo, que aconteceu hoje em Alvalade: Equipa a perder, bola na mão do guardião. O jogo, que se estava a descontrolar na emoção, pedia frieza na decisão e resfriar as emoções. A bancada pode gritar por uma bola batida rapidamente para Bas Dost (que, em teoria, no ar irá ganhar o lance) mas irá sossegar se o guardião fazer a equipa respirar com a bola no pé. Esperar apoios, do médio defensivo ou dos centrais abertos. Em última instância dos laterais que estarão a alargar no meio campo. A boa decisão, nesses casos, e sucesso do desenrolar da mesma, irá definir como a bancada irá reagir de seguida. Se deixamos ao alheio e ao aleatório, a bancada irá, ainda mais, acentuar o descontentamento. Porque sentem que não estão seguros das acções dos jogadores que tentam jogar no campo.

Em treino o que mais se estimula num clube “grande”? A organização desde o guarda-redes. Até o treino específico caminha para aí com a utilização cada vez mais importante do atleta para a primeira construção. Treina-se com defesas abertos, com um trinco a vir buscar. Treina-se a bola curta nestes, a bola média nos laterais que estão subidos ou na referência ofensiva. Para este último, deixa-se a defesa subir e depois é que se bate para, caso se perca a primeira bola, existir uma recuperação rápida da bola. E os adeptos entendem se for feito de forma natural, que se note preparação e minúcia no processo… mesmo que o resultado esteja a ser desfavorável. O adepto descontrola-se, ou com o resultado, ou com erros sucessivos por displicência. Adora a atitude, a garra e notar que existe trabalho feito no treino que é mostrado no jogo. E é preciso jogar com isto. E é para evitar isto mesmo…

Então como se resolve isto, por parte de um guarda-redes? É sendo mais assertivo na decisão. Se espera que a equipa se posicione, tem de estar convicto do que irá fazer. Qualquer indecisão irá gerar um coro de assobios. A frieza na acção, na leitura do jogo é essencial. Marcar os tempos de jogo, mesmo em desvantagem, por vezes é o essencial para a equipa ganhar oxigénio na cabeça e começar a executar o que treina. Se deixamos o jogo descontrolar-se na emoção, é meio caminho para perdermos o rumo no mesmo. E os adeptos do próprio clube têm de ser levados para um melhor rendimento e não o contrário. Daí o futebol profissional ter um grau de complexidade grande, até por estes factores externos. Essencial é jogar como se treina, a partir daí pela rotina, fica-se mais perto do sucesso. O resto são adaptações contextuais e existem “n formas” de conquistar os adeptos. Esta é uma delas. E este é apenas um exemplo do que acontece em muitos estádios. É preciso ser inteligente nesta interpretação e análise. E é aplicado num clube “grande” porque tem mais espectadores num estádio, mas é facilmente transportado para o clube na distrital que tem menos de 100 pessoas. É exactamente o mesmo, muda apenas a dimensão do assobio. 

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

(Carregar na imagem para ver o website e a sua oferta, entre luvas, equipamentos, materiais de treino)

Resultado de imagem para patreon logo

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com apenas 1 euros, e damos conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

PODEM OUVIR O SEGUNDO PODCAST UB, COM CESAR GOMES, AQUI: (OUVIR AQUI)

SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS (CLICAR NAS IMAGENS):

Resultado de imagem para youtube logoResultado de imagem para facebook logoResultado de imagem para twitter logoResultado de imagem para instagram logo

 

Facebook Comments