#24 Conor Hazard – O gigante norte-irlandês que procura o seu espaço no Celtic… ou noutro lugar

Conor Hazard tem apelido de craque – e não, não são da mesma família – tem 20 anos de idade, 1.95m, e joga no Celtic. Aliás, está no plantel, pois ainda não somou minutos no clube de onde é formado esta época. É da Irlanda do Norte e, na sua Nação, é juntamente com Peacock-Farrell (que brilha no Leeds, líder da 2a liga inglesa, na equipa de Bielsa), uma das maiores promessas da baliza do país.

Esta época apenas soma minutos na qualificação para o Europeu sub21, e fez parte de um dos maiores feitos do qualificador: vencer a Espanha (que somou por vitórias todos os restantes jogos). Na vitória da Irlanda do Norte em Espanha por 2-1, fez assim o seu primeiro jogo na competição. Até aí, tinha zero minutos na época. Desde então, ganhou o lugar na selecção jovem que já não conseguia atingir o playoff de qualificação e participou em mais dois jogos, com duas vitórias… e em ambos não sofreu golos. Prometedor início este pela sua selecção. Já tem uma internacionalização AA, num amigável contra a Costa Rica em que entrou para os últimos 15 minutos de jogo, em Junho deste ano. Prova que o seu talento é reconhecido e que pode ser aposta no futuro.

No seu clube, no Celtic, não tem tido hipótese de jogar em qualquer uma das competições que estão presentes, numa baliza dominada pelo experiente Craig Gordon. Como tal, o empréstimo em Janeiro ganha forma para ter competição (ele que já tinha sido emprestado, sem sucesso, ao Falkirk na época passada).

Resultado de imagem para conor hazard

Aqui com Brendan Rodgers, treinador principal do Celtic

Um “shot-stopper” de posicionamento e ajustes curtos…

Como “bom gigante” que é, procura bons posicionamentos e responder aos estímulos por isso. Isto porque não tem uma grande mobilidade no espaço, nem é de deslocamentos muito rápidos, procurando ser minucioso nas zonas ocupadas. Sabe bem as suas capacidades, principalmente nos contextos de defesa de baliza, e reage com facilidade a remates adversários. Sente-se mesmo confortável a receber remates dos adversários, não se intimidando com o volume de jogo do adversário. E talvez ajude à sua “sobrevalorização” este conforto que sente nesses momentos.

Tem evoluído no seu jogo de pés, ao nível dos apoios e deslocamentos, mas continua a fazer de forma muito curta ainda e com pouca amplitude. Mas sente-se cada vez mais confiante nesse processo que lhe ajudará a subir o rendimento, tendo já relativa facilidade em reagir a remates. Posiciona-se dois/três passos à frente da baliza para responder a remates interiores ou exteriores. Vai pela certa em bolas aéreas mas tem dificuldades em movimentos mais rápidos do adversário (variações de centro de jogo entre outros).

Na distribuição com os pés, tem dificuldade em jogo curto – pelos poucos estímulos que recebeu na sua formação de jogo apoiado. Mas, apesar disso, tem uma batida muito forte e precisa a longa distância, feita com o seu pé esquerdo. Simplifica muito o processo de jogo com os pés. Cumpre, mas não é nada de extraordinário, mas com potencial de crescimento no conforto com a bola, pois agora não gosta de ter a bola dominada muito tempo.

Um guardião que, para cumprir os desígnios que se espera de si, precisa de tempo de jogo, seja no Celtic… ou noutro lugar. É a jogar que irá perceber mais do jogo e saber mais de si, com estímulos diversificados típicos do futebol sénior. É um guardião a rever a médio prazo… pois há muita esperança no seu futuro. Mas tem ainda muito que lapidar, precisa de ter um bom guia para se valorizar a si como guarda-redes.

Eis alguns dos seus melhores momentos, dos poucos minutos que tem tido (e são defesas, principalmente, feitas nos sub21 da Irlanda do Norte)

 

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

(Carregar na imagem para ver o website e a sua oferta, entre luvas, equipamentos, materiais de treino)

Resultado de imagem para patreon logo

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com apenas 1 euros, e damos conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

 

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (OUVIR AQUI)

SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS (CLICAR NAS IMAGENS):

Resultado de imagem para youtube logoResultado de imagem para facebook logoResultado de imagem para twitter logoResultado de imagem para instagram logo

Facebook Comments