Uma postura inicial mais defensiva de Neuer, mas a mesma qualidade no 1×1 aos pés de Mbappé 

Numa altura em que, pelas derrotas da Alemanha de forma consecutiva, que se coloca em causa a titularidade na selecção de Manuel Neuer, pelos resultados negativos da equipa e porque Ter-Stegen continua em alto rendimento no Barcelona, o guardião que já foi o melhor do mundo – perdendo esse estatuto pelas múltiplas lesões no ano passado – mostra que o talento continua.

Num contexto em particular, na defesa do 1×1, ontem deu bons exemplos  – na derrota por 2-1 contra a França para a Liga Nações – do que é fazer as coisas bem feitas no 1×1. Alguns pontos:

  • Leitura da bola coberta/descoberta. Posicionar-se de acordo com isso, fazendo múltiplos reajustes a essa condição da bola que está no adversário. Neste caso, perante uma bola descoberta e com a defesa subida, estava posicionado na pequena área. Não é muito habitual um posicionamento de Neuer tão conservador, mas não condicionou a acção seguinte de aproximação e posterior defesa.
  • Bola colocada no espaço e, quando Mbappé passa o defesa alemão, Neuer faz uma aceleração para encurtar espaço de remate ao adversário.
  • Fixa apoios antes do remate, a menos de 2 metros do adversário, e coloca-se em posição base  – tipicamente alemã – com o tronco elevado mas uma das pernas a flectir, para possibilitar defesa com os membros inferiores, que foi como acabou a jogada.

A única questão que se pode colocar é o posicionamento e ponto de partida inicial, mas a partir daí foi tudo bem executado, na leitura e acção. E só se coloca a questão do posicionamento inicial porque é Manuel Neuer, um guardião tipicamente ofensivo e também pela suposta condição física que tem procurado aprimorar nestes jogos, daí a postura mais defensivo para a defesa do espaço procurando mais a reacção que a antecipação. Ora vejam o video:

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

 

 

(Carregar na imagem para ver o website e a sua oferta, entre luvas, equipamentos, materiais de treino)

Resultado de imagem para patreon logo

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com apenas 1 euros, e damos conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

 

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS (CLICAR NAS IMAGENS):

Resultado de imagem para youtube logoResultado de imagem para facebook logoResultado de imagem para twitter logoResultado de imagem para instagram logo

Facebook Comments