A homenagem a Vítor “Balizas” Baía. Um nome que é mais que uma pessoa ou posição, é um marco na história.

Hoje Vitor Baía faz 49 anos de idade. Retirou-se, de uma carreira fantástica como guarda-redes, há 11 anos, corria a época 2006/07 no FC Porto, deixando a sua sucesso a cabo de Helton, entretanto retirado também. Fez mais de 700 jogos oficiais, entre FC Porto e Barcelona, numa carreira onde ganhou tudo ao nível dos clubes, tanto a nível nacional como internacional. Formado nos “dragões”, foi por lá que fez a sua carreira exceptuando duas épocas em Espanha. Teve 80 internacionalizações por Portugal.

As suas conquistas colectivas… bem, dizem tudo do que foi a sua carreira, entre competições nacionais e internacionais. Foram 33 (!) títulos em 20 anos de carreira. Façam as estatísticas e comparem com todos os guarda-redes ou jogadores a nível mundial. Raros serão os que possuem melhor currículo. Apesar de fazer parte de um clube que venceu 10 ligas portuguesa consigo na baliza, a sua maior conquista é feita no Mónaco com a vitória da Liga dos Campeões em 2004, onde foi eleito o melhor guarda-redes na Europa.

Imagem: zerozero.pt

Um guardião que tinha tanto de espectacular dentro dos postes, como de comando de área e liderança dentro e fora do relvado, sendo uma das maiores figuras do “portismo” que o clube pode reconhecer.

Depois de terminar a carreira, e muitos rumores sobre a sua intenção de assumir a liderança do clube que é de Pinto da Costa, é coordenador do Projecto 1 Futebol da FPF – Federação Portuguesa de Futebol – para a melhoria do guarda-redes a nível nacional.

Fica um video com alguns dos melhores momentos da sua carreira:

(Carregar na imagem para ver o website e a sua oferta, entre luvas, equipamentos, materiais de treino)

Resultado de imagem para patreon logo

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com apenas 1 euros, e damos conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

 

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS (CLICAR NAS IMAGENS):

Resultado de imagem para youtube logoResultado de imagem para facebook logoResultado de imagem para twitter logoResultado de imagem para instagram logo

Facebook Comments