Lesão de Salin, com ida para o hospital, e nova mudança na baliza do Sporting. O que esperar de Renan?

O Sporting CP foi perder, ao campo do Portimonense, por 4-2 e utilizou no jogo dois guarda-redes diferentes: Salin que começou o jogo… e Renan que entrou para o seu lugar aos 45 minutos de jogo depois do francês sofrer o 2o golo e ter embatido com a cabeça no poste, perdendo os sentidos e tendo de sair para o hospital.

Com uma possível ausência de Salin da baliza leonina, o que esperar então de Renan? Para tal exercício mental, mais que a defesa de baliza ou do espaço, vamos falar apenas da construção. Que é um tema preocupante nesta equipa.

Nota prévia: Pode nem existir mudanças na baliza forçadas pela lesão de Salin, pois ainda faltam 2 semanas para nova jornada. Mas fica o exercício mental… da possibilidade.

É certo que beneficiou  de um Portimonense mais desgastado fisicamente, com menos impacto na pressão ofensiva à defesa leonina, mas Renan trouxe um futebol (ou tentou) apoiado desde trás, a partir dos seus passes. Serenidade na recepção e no passe curto, principalmente, e o facto de dar linha de passe e alternativa aos colegas e a tentar incutir um jogo apoiado desde si, em pontapé de baliza ou jogo corrido é de salientar.

Comparem, tanto a progressão – especialmente em pontapé de baliza – como as linhas de passe recuadas e pedidas de forma proactiva de Renan com Salin. Muito mais conforto com bola e a equipa sente isso, pois Renan tenta sempre forçar o passe curto (mesmo que, de forma integrada, não seja perceptível esta vontade de sair a jogar curto pelo corpo técnico). Só bate, com qualidade, quando não há alternativa. 

Distribuição de Renan:

Distribuição de Salin:

Neste prisma, apesar de hesitar no ar – no tempo de decisão – e ainda necessitar de melhor correcção nos posicionamentos para a defesa de baliza e no 1×1, Renan trás consigo mais capacidades e virtudes. Sobre as primeiras precisa de ritmo competitivo, que ainda não tinha (fez a sua estreia no Sporting CP ontem).

Dos restantes contextos… existirá tempo para se falar do assunto. Por agora fica só esta análise à distribuição.

 

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

(Carregar na imagem para ver o website e a sua oferta, entre luvas, equipamentos, materiais de treino)

 

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

Sigam-nos nas redes sociais:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

 

Facebook Comments