TREINO: Tem vontade de treinar e melhorar? É bem-vindo. A experiência de um treino de guarda-redes diferente…

“Esta, tenciono, que seja uma thread longa mas elucidativa. Sobre o treino de guarda-redes que… não é feito de apenas voos, muitas bolas, espaço ou cheia de material. Porque o papel do Gonçalo, que vos escreve hoje e nos restantes dias, é de evolução permanente e educação.

Hoje cheguei ao treino e não havia luz. Demorou a arrancar o treino por essa razão. Mas antes dessa peripécia, e enquanto me equipava, ouço o a dizer-me que hoje teria um guarda-redes novo para treinar. Ele dá sempre hipótese a todos de se mostrarem. E aceitei.

O João, o tal GR, não tinha formação específica. A baliza da equipa está fechada e as expectativas foram logo colocadas no lugar “podes treinar, mas não podes ficar. Temos o plantel fechado”. E não é que o João, o GR, quis treinar? Eu não digo que não a quem quer trabalhar… E como não digo que não a quem quer trabalhar, e porque quero evoluir em treino e no feedback, fiquei contente com aquela vontade dele. Uma vontade contida, tímida com medo de errar ao mesmo tempo que queria viver um treino específico.”

A gestão do treino, com 3 GRs, poucas bolas e espaço (revivendo este artigo)

“Com 3 GRs no total, fomos revezando por quem estava na parte integrada com o resto da equipa. Dois comigo à parte, um na baliza de 11 em contexto de jogo a treinar certos movimentos colectivos. Nesse treino à parte fomos treinando o básico e fundamentos técnicos. O básico que consiste em posição natural de jogo colectivo (um pouco fora da baliza) e recuo para a defesa de baliza. Priorizei o equilíbrio do corpo, gesto técnico no bloqueio e fui abrindo os exercícios do mais simples, fechado e previsível ao mais aberto e complexo.

Dois dos GRs pertencentes ao plantel, foram trocando na baliza principal no contexto integrado e terminaram em “mini-jogo” um contra o outro, em equipas distintas. E o João continuava comigo, num espaço de “2m quadrados” e com uma bola e uma baliza pequena apenas.”

O treino personalizado: olhar ao guarda-redes e ser, os seus problemas, o guião para o treino:

Vi que ele caia mal – e com risco de lesão – que fazia de forma defeituosa o gesto técnico de bloqueio e que se levantava do chão a meter a palma da mão no sintético, e graças a isso tinha as luvas rotas. Era fácil entender a razão, era descuidado. E foi o meu guião. Fiz então exercícios a pensar no bem estar físico dele, a pensar na evolução dele enquanto guarda-redes e até no cuidado nas luvas. Se ele estava para aprender, então fazíamos a sério. E eu treino um desconhecido de forma igual a um conhecido e meu companheiro.

Muita conversa, muito pensamento na sua evolução. O meu objectivo, além de treinar guarda-redes a pensar na sua melhoria técnica (e não só), é tentar que gostem de ser guarda-redes. E, com ele, só queria que ele saísse dali algo melhor e com mais vontade de ser GR.”  Eis um exercício a pensar nisto: Gesto técnico de mãos no bloqueio, cuidado na queda, no deslocamento para defesa da baliza pequena. E demonstrar, claro, e corrigir pelo meio

E outro exercício…

“O treino de GR é isto. Feedback, personalização (e invenção, não tinha nada apontado) ao atleta que está ali. Apontar, após análise crítica, os defeitos e corrigir. Dar atenção e ter cuidado no trabalho. E tornar alguém melhor do que entrou… e a gostar de ser GR”

Temos de ser educativos. Mais que treinar para um jogo, que queremos ganhar, temos de ajudar a fomentar a paixão pelas balizas. É esse o nosso papel. E se conseguirmos contribuir, na teoria e prática… melhor.

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

Sigam-nos nas redes sociais:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

Facebook Comments