22# A anarquia no posicionamento, a cara de bebé… o novo “príncipe” francês: Illan Meslier

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

18 anos de idade, o jovem guardião do Lorient (2a liga França), só não é aposta total no clube porque à sua frente tem “só” o dono da baliza da selecção montenegrina, Petkovic, que aos 25 anos vê assim recompensada uma grande época no clube no ano passado. Ele é o dono, a tempo inteiro, da equipa francesa. Mas Meslier é alguém que esta época já ascendeu à equipa principal, já fez 3 jogos e ainda não sofreu golos. E está por isso a despertar as maiores atenções pela Europa fora. Mas antes disso um “pequeno pormaior”…

O treinador: Mickaël Landreau 

Sim. O treinador do Lorient, desde a época passada, é o antigo guardião Landreau. Um dos mais discretos, e competentes, guardiões franceses que temos memória. Uma das sombras de Barthez. Ou de Coupet. E por isso muitos não se lembram do seu talento. Na selecção conquistou duas Taças das Confederações no início deste novo século. Conquistou, nos clubes, tudo o que era possível em França. Fez mais de 800 (!) jogos como profissional nas ligas profissionais francesas, a maioria na primeira liga. E retirou-se em 2014 no Bastia, onde fez praticamente toda a época. Currículo que fazia crer, pelo perfil de liderança que sempre teve nas suas equipas, que podia dar em bom treinador. Está agora a começar… e a ter resultados. Para os mais fascinados pelo sentido colectivo do jogo, vejam o Lorient desta época, um dos mais sérios candidatos à subida à primeira liga francesa.

Vamos começar a explorar este miúdo com cara de bebé? Da geração 2000… (credo, estamos a ficar velhos…):

Ter cara de bebé e ser anárquico no posicionamento em bolas descobertas (sem oposição) e procurar o bloqueio ao invés do desvio (como assim, isto existe na Era Moderna?! E a foto?)

Começamos assim. Ao ataque. Porque é assim que ele aborda o jogo. Se pensam que, por ter altura de homem (e idade já), de 1.93m, e cara de bebé sem barba faz dele mais frágil… não se enganem pela aparência. Ele em campo mostra a razão de existirem expectativas altas para o seu futuro. É diferenciado dos demais… e todas as coisas que dizemos na citação em cima, da nossa autoria e com um comentário meio pessoal, são mostra disso mesmo. É normal alguém tão jovem ter esta atitude perante o jogo, em pormenores tão “maduros” e querer mostrar-se por esses mesmos? Vejam como ele aborda este lance…

Os tais pormenores de ousadia, irreverência, entre capacidades atléticas de salientar… 

(Carregar na Imagem para ver o video)

E por pormenor maduro, falamos do posicionamento alto neste tipo de lance. No movimento corporal, alto e deslocado para o centro/lado esquerdo (onde havia oposição) a dar a indicação, meramente corporal de “podem meter aqui, estou preparado”. E esta mensagem aplica-se à sua equipa à adversária. E foi mesmo. Pode-se criticar a decisão ousada, mas há um (novamente) pormenor que ajuda à defesa: a decisão de ir, e não hesitar – podemos criticar talvez a forma lenta de aproximação, podia ter feito um ataque mais forte já que tinha essa vontade e expectativa de sair para esta zona – e também, igualmente fantástica, de manter o “corpo alto”. É aqui que residem a maioria das defesas, na capacidade de não descair o corpo nos movimentos, ter o perfeito equilíbrio de todos os seus membros e parte do corpo e sempre focado na bola e analisando todos os contextos de jogo. Ele fez isso. E isso é de louvar, mais que a decisão de ir (que é questionável desta forma, não a intenção), e salientar pela qualidade técnica das acções. E além disso… um “miúdo” de 18 anos com esta postura? Ousado… e estamos a ser ponderados na descrição. Louco talvez fosse a melhor. 

A arte do bloqueio (o simples gesto de agarrar a bola) – o que é um desvio mesmo?

Se não referimos, vamos referir. Esta é a sua primeira época na equipa profissional do Lorient, na 2a maior liga francesa, numa equipa que quer subir. Jogou nas taças (onde passaram, duas vezes à eliminatória seguinte) e uma vez para a liga. Isto são imagens de defesas para a liga… e taça. A arte do bloqueio, gesto técnico tão discriminado por ser tão pouco valorizado pela imprensa, redes sociais e televisão fora por não darem as melhores fotografias para comentários básicos a descrever os guarda-redes e as suas acções, reduzindo-os a voos e erros. É assim que é tido por aí fora certo? Meslier não gosta de fotografias então… ficam algumas acções, de defesas de baliza, do guardião nos jogos esta época. Prioridade? Defender, mas bem. Não há hipóteses para segundas bolas, seja no primeiro ou no último minuto. E muita qualidade técnica e frieza nas acções…

Estamos apresentados sobre a defesa de baliza? Pronto.

E a qualidade nos pés ou controlo do espaço, tão valorizado no guarda-redes moderno?

Sim, ele também sabe. Tem como pé dominante o esquerdo, não é inapto a jogar com o direito. Bate longo bem mas procura sair com qualidade desde trás e isso é provado pela simples forma como recepciona a bola: num posicionamento central, a receber a bola assim mesmo… para ter três corredores para jogar:

Eis um video com algumas destas acções, com os pés (dominante e não dominante), a defesa do espaço e a postura sempre alta no corpo, sempre focado e a ver o jogo para a acção seguinte:

Vai ter mais minutos esta época para crescer. Tendo um treinador principal que já foi guarda-redes, pode-lhe assim dar feedback super importantes para o seu crescimento, seja com treino ou em jogo. Tem tudo, pelo que mostrámos, para ser “alguém” na alta roda do futebol profissional. Pormenores muito interessantes para alguém com apenas 18 anos de idade. Para ir vendo e acompanhando…

Tem a morfologia, a base técnica/táctica, a inteligência na tomada de decisão e coerência e equilíbrio nas suas acções. Muito completo… resta saber se terá “a tal oportunidade” que o fará chegar a palcos maiores.

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link) e podem sempre enviar-nos email para ultimaabarreira@hotmail.com

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

Sigam-nos nas redes sociais:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments