(Análise) A bola controlada, o recuo, o (des)ajuste, inexistência de bissectriz e a noção do 1o poste

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

A noção da bissectriz e de protecção ao primeiro poste é das coisas mais elementares num guarda-redes, pelo estímulo desde cedo na formação e pelo feedback ser sempre nesse sentido. Quantas vezes não se ouviu algo como “não pode nunca sofrer golo no primeiro poste!”? Pois. É sobre isto que falamos e aplicamos o exemplo de Jhonatan (Moreirense) que até tem tido sucesso esta época no panorama geral, com boas exibições e defesas. Mas este pormenor já deu num golo sofrido contra o Nacional e por pouco esta semana não dava em golo contra o Belenenses SAD. (ver golo do Nacional ao 1o poste, no resumo)

Vamos desconstruir este lance:

Primeiro Momento (Noção da bola controlada e recuo):

Realidade: Bola na profundidade, Licá (avançado contrário) sai com bola controlada e com marcação. Jhonatan tem sempre um posicionamento alto no campo e recuou ligeiramente e com os apoios orientados para o centro e não para o adversário.

Em teoria: nestas condições, o GR deve recuar rapidamente (e o pressuposto de não estar tão alto, se não vai sair, também tem de estar presente para facilitar este movimento)

Foi na direcção do movimento do avançado e num recuo em diagonal. Mas para o local errado… vem o segundo momento.

Segundo momento (Noção de Bissectriz):

Recuou para uma zona (esquecendo o avançado e onde estava) aceitável. O espaço podia ser aquele, tendo em conta que estava em recuo.

Mas não teve em conta o avançado no seu posicionamento e perde a noção da baliza, descurando o primeiro poste. (noção de bissectriz) E, para além disso, tem o corpo todo orientado para um remate para o poste contrário, quando o pé dominante de Licá era o direito e com isso, teria facilidade em colocar ao primeiro poste.

O lance corrido:

E isto já foi um tema falado aqui, ainda no Mundial’18, com Rui Patrício (ver aqui)

Pormenores que podem dar em golo ou êxito na defesa. E é preciso trabalhá-los para evitar o maior número de problemas nos lances.

E no Twitter deu nesta discussão:

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link)

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

Sigam-nos nas redes sociais:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

Facebook Comments