10 minutos, 2 defesas, do que é capaz Paschalakis no PAOK. A bem da eficácia, do bom ao… menos bom

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

Paschalakis é o último opositor do Benfica chegar à tão desejada fase de grupos da Champions.

O guardião do PAOK é um dos destaques da equipa e um atleta “irrequieto” e desconcertante pela forma como age dentro e fora dos postes. Se tem uma capacidade atlética admirável, tem também algumas dificuldades em chegar à consistência em vários jogos seguidos, principalmente nesta época que o clube sonha com os milhões da Europa, desafio que nunca presenciou na sua carreira. Até ao momento não tem vacilado mas mostra para o que vem nos últimos jogos.

Em Maio deste ano, quando se associava o seu nome à baliza do Sporting CP, escrevemos sobre si e as suas capacidades como guardião, tal como apresentámos um pouco o contexto que vivia. Eis algumas citações relevantes:

” Prefere o desvio ao bloqueio, é alguém que tem zonas de conforto diferentes mediante a acção contrária. Se cruzamento alto em jogo corrido, ele  costuma sair (desvio forte para longe). Se é bola parada, fica na zona de conforto à espera de nova acção do adversário – por exemplo o remate. Costumam-se partir os guardiões que reagem ou que antecipam, este grego tenta conjugar ao máximo estas duas características. Usa nestas acções o desvio (por vezes em demasia) mas sente-se confortável nesse tipo de acção pois o que interessa, para si, é a bola não entrar. ” – Gonçalo Xavier, ver artigo completo aqui 

E eis que na eliminatória contra o Basileia, há poucas semanas, mostrou isto mesmo em com apenas 10 minutos de diferença. Uma defesa que podia ter dado em golo por defender para a frente e… uma defesa inacreditável. E ele é isto, tanto de genial como de displicente (no sentido de permitir novas oportunidades de remate) porque tenta ser o mais eficaz possível na sua tarefa – defender. Daí que a sua possível actuação nesta eliminatória contra o SL Benfica possa ser… imprevisível. A análise ao detalhe está na hiperligação no paragrafo anterior.

Eis um exemplo do que falamos… duas defesas, uma genial e a outra… possível de golo na recarga:

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link)

PODEM OUVIR O PRIMEIRO PODCAST UB AQUI: (VER/OUVIR AQUI)

Sigam-nos nas redes sociais:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

Facebook Comments