A coerência – positiva e negativa – na forma de jogar de Vlachodimos. A estreia na Liga NOS

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

Porque, como é normal, a maioria ainda não sabe o que pode – ou não – oferecer Odysseas Vlachodimos (até no nome, ainda não sabem qual dos nomes lhe hão-de chamar), ao SL Benfica nesta época 2018/19. E a nossa antevisão foi feita já depois de ter chegado mas ainda numa fase muito preliminar da pré-época inglesa, como podem ver aqui (artigo sobre Vlachodimos)

E antes de falar da sua estreia “a sério” – pois o jogo anterior oficial contra o Fenerbahce não foi um teste a sério pela  baixa quantidade de acções em campo pelo guardião – contra o Vitória SC (3-2 para os “encarnados”), precisamos de recordar algumas citações da nossa parte sobre o novo guardião do Benfica:

“Não é um guardião de “saltinhos” na preparação para os remates, preferindo fixar os apoios e esperar para reagir aos mesmos fazendo os devidos ajustamentos com a mobilidade da bola. Fá-lo com o corpo geralmente baixo, mas a grande facilidade de mobilidade dos seus membros, possibilitam-no chegar ao sucesso (…)

O que salta à vista de melhor é a sua rapidez de movimento e qualidade nos apoios e posicionamentos para o remate, tal como a confiança que tem no jogo e com que executa as suas tarefas. Onde se notam maiores problemas é na dependência do seu pé direito para o passe, não sabendo utilizar com precisão o outro pé, e o excesso de desvios a remates exteriores, gerando muitas segundas bolas ao adversário. Como é rápido a reagir e a se recompor, compensa muitas vezes… mas o risco é elevado. “

Com os vídeos seguintes, atentem nestes pormenores do excesso de desvios e na noção do corpo baixo. E ainda antes de mostrar os vídeos… reparem nesta foto, tirada no primeiro treino da pré-época:

Agora sim estão preparados para ver. Das defesas (os tais desvios para a frente), aos golos sofridos em que num deles mostra o pormenor de não cobrir (por encurtamento o espaço de visão do adversário) o máximo da baliza possível com o corpo (em membros inferiores e superiores) na saída ao adversário.

Costuma ter sucesso no 1×1 quando é rápido na saída e nem deixa o avançado respirar. Quando este tem a bola controlada, ainda não tem o controlo do corpo para proteger a baliza em zonas mais distantes da baliza (p.e, no golo de Celis (o 2o golo sofrido ontem), fecha o primeiro poste com a perna e o braço, e o lado contrário não tem qualquer protecção nem com o pé nem com o braço que está encostado ao tronco, e com ainda o pormenor de desviar a cara no momento do remate…)

Defesas:

Apoios fixos muito cedo, como é seu normal, mas em contexto de cruzamento muito focados ao primeiro poste. Com sucesso neste caso, mas podia ter mais alcance no posicionamento para a baliza toda. Já as defesas com os desfios para a frente… calafrios desnecessários. A rever.

Golos sofrido a remate de Celis, em contexto de 1×1: 

O momento em que vira a cara no golo, tem todo o gesto de protecção da baliza orientado para o primeiro poste e descura o 2o.

 

 

Com isto dizer que é um guarda-redes que tem qualidade para ter a titularidade no Benfica mas que, precisa de aprimorar muitos pormenores que num “modelo tipo” de guardião de um dos “grandes” não podem existir, vícios como os desvios constantes ou o virar a cara no 1×1. A rever e melhorar, ainda é cedo na época. Se revir isto, e continuar com a calma e serenidade nas acções, terá tudo para conquistar os adeptos.

Tem sido coerente, positivamente, porque é um guarda-redes que mostra para o que vai e nas suas maiores características não apresenta grandes oscilações de rendimento… mas na mesma proporção, a coerência negativa, é por problemas como a cara a desviar e a forma como encara o 1×1 é assim há muito tempo. Mas tem de deixar essa coerência, neste caso, para se tornar uma melhoria e um ponto mais forte no seu arsenal de características (que as tem), como a liderança, perfil sereno, posicionamentos acertos e audácia e atitude, tal como uma boa e capaz distribuição com o pé direito.

SUPORTAR A COMUNIDADE UB A MANTER-SE ACTIVA:

Ajudem A Última Barreira em “Patreon” com conteúdos exclusivos e personalizados à tua imagem/pedido.(clicar no link)

Facebook Comments