21# Vlachodimos – As “Odysseas” de uma promessa ainda por cumprir

Percurso:

Odysseas Vlachodimos, de 24 anos de idade, é um dos maiores favoritos a ser o dono da baliza do SL Benfica para a nova temporada. Com dupla nacionalidade, entre grego e alemão, o guardião foi formado no Estugarda e era um dos atletas da baliza alemã pelo qual mais esperavam no futuro, pela experiência nas competições jovens internacionais pela Alemanha (principalmente como sub17 onde ficou em 3o lugar no Mundial da categoria) e por vir de uma das melhores escolas de guarda-redes do país: o Estugarda. Esteve também na convocatória alemã para o Euro 2017 de sub21, onde conquistaram a competição, mas teve zero minutos na competição (era Pollersbeck o titular).

A verdade é que nunca correspondeu até ao momento às grandes expectativas, não conseguindo vingar no seu clube de formação ao maior nível (passou sempre pela equipa B o seu tempo de jogo) e só no Panathinaikos é que começou a ser maior aposta, sendo daí o ponto de onde veio para o clube português por 2M de euros. Procura no Benfica ter esse “click” para patamares maiores, clube que deu ao mundo recentemente Oblak e Ederson, dois dos melhores da actualidade.

Características:

Com 1.91m de altura, tem uma morfologia leve, que lhe oferece capacidades que outro guardião da sua altura dificilmente teria, como por exemplo, ao nível da velocidade e da agilidade e aceleração. E esta é, talvez, a sua maior valência. Uma incrível capacidade de saída da baliza para “abafar” o avançado contrário (e tendo ele 1.91m, sendo que ainda mais impacto tem a junção da estatura com as características físicas) e agilidade dentro dos postes. Não é um guardião de “saltinhos” na preparação para os remates, preferindo fixar os apoios e esperar para reagir aos mesmos fazendo os devidos ajustamentos com a mobilidade da bola. Fá-lo com o corpo geralmente baixo, mas a grande facilidade de mobilidade dos seus membros, possibilitam-no chegar ao sucesso. Não tem problemas em usar os pés para defender, sendo um recurso até muito frequente no seu arsenal de argumentos na defesa de baliza.

Tem potencial e qualidade na saída de baliza para funcionar como primeiro organizador de jogos com os pés (por via da vasta experiência da escola alemã que é predilecta na distribuição e na técnica de defesa no 1×1 e remates interiores) e também como líbero no controlo de profundidade. Numa equipa de maior exigência como o Benfica, sendo a sua experiência mais complexa da carreira até ao momento, pode crescer nesse potencial e ser uma mais valia nessa temática também. Passará certamente por muitos posicionamentos “altos” para oferecer linhas de passe mais fora da baliza e também servir de corte aos contra-ataques contrários. Com os pés, tem como pé dominante o direito e o esquerdo carece, em recepção e passe, de muito treino.

Em contexto de cruzamento, com bola descoberta, tem posicionamentos altos (em cantos ou livres laterais), recuando após a bola partir para perto da linha de golo. Exagera por vezes nestes posicionamentos (poste liberto) mas compensa com qualidade dentro dos postes depois. Um exemplo:

O que salta à vista de melhor é a sua rapidez de movimento e qualidade nos apoios e posicionamentos para o remate, tal como a confiança que tem no jogo e com que executa as suas tarefas. Onde se notam maiores problemas é na dependência do seu pé direito para o passe, não sabendo utilizar com precisão o outro pé, e o excesso de desvios a remates exteriores, gerando muitas segundas bolas ao adversário. Como é rápido a reagir e a se recompor, compensa muitas vezes… mas o risco é elevado.

Ficam aqui alguns dos seus melhores momentos de 2013 a 2018, entre Estugarda B e Panathinaikos:

Em teoria, parte à frente de outros dois jovens da baliza encarnada (Bruno Varela e Svilar) pela maior experiência que já tem no futebol profissional e por ser mais atractivo para um clube como o Benfica, potenciador de jogadores para o mercado, valorizar Vlachodimos que os restantes a curto/médio prazo, para além do rendimento desportivo. Outras contas estas e outro assunto a falar…

SIGAM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

Facebook Comments