Curtas: A nova – até ver – baliza do Sporting CP: Viviano e Salin

Ontem o Sporting fez o seu primeiro jogo amigável televisionado desta nova época 18/19 (e o segundo de pré-época após vitória por 6-0 ao Lancy, das divisões menores da Suiça) e perdeu por 2-1 contra o Neuchatel Xamax que começa a pré temporada dentro de poucas semanas e que já possui um ritmo mais elevado na preparação para a nova época, onde se vão encontrar na 1a liga suiça.

Sobre o jogo, começou na baliza Salin e, em 3 minutos, o jogo já se encontrava empatado a 1 golo. Primeiro foi o Sporting a marcar após uma recarga e depois surgiu o golo de Xamax numa saída ineficaz ao avançado contrário.

Duas notas prévias e que serão comuns na análise:

  • Neste momento é sempre influenciada pela baixa coordenação e coesão da equipa;

  • Os níveis de fadiga são elevados nesta fase de pré-época, ou seja, os músculos muitas vezes não respondem ao pensamento dos atletas.

A equipa de Peseiro deu muitos espaços nas costas (teremos tempo para averiguar se foram intencionais e farão parte da estratégia da equipa ou se é apenas por cansaço dos atletas que não conseguiam recuperar atrás, e isso gerou situações desconfortáveis para os guardiões e defesa. No primeiro golo adversário, Salin não consegue cair aos pés do adversário e andou a deambular entre os seus movimentos com a bola controlada, sendo insuficiente para parar o golo que surgiu de forma inesperada e algo insólita. Os níveis físicos não eram os melhores e os de concentração estavam iguais…

Sem muito mais trabalho, saiu ao intervalo com 1-1 e na segunda parte estreou-se pelo Sporting o italiano Viviano (ver aqui uma análise ao guardião que foi contratado esta época)

Muito, mas mesmo muito, mais trabalho, pelos motivos já supra-referidos: falta de coesão da equipa, com muitas novas caras na 2a parte a jogar e muitas fora das suas posições de origem, e também a maior frescura atlética do adversário por via de mais minutos de preparação. E com isto a defesa leonina foi ainda mais exposta ao erro e às oportunidades do adversário.

Viviano ainda conseguiu evitar, por via de uma grande qualidade nos seus apoios, espera pelo remate/passe, e deslocamento lateral dois golos que pareciam certos (um no 1×1 e outro em remate exterior), mas foi impotente para defender o 2o golo contrário, num lance de 1×1 com a bola controlada muito antes da área. As pernas e o corpo já pesaram e não conseguiu proteger o remate por baixo, fazendo a “mancha” como se fosse um remate a meia altura.

Como referimos na sua análise prévia, antes de chegar aos “leões”, mostrou essa qualidade nos posicionamentos, a competência para jogar fora da área e servir de líbero (mas também a defesa deu mais espaços nas costas do que estavam habituados das épocas anteriores com Jorge Jesus), e também a qualidade dos pés mas, desta vez, com um excesso de confiança que pode fazer tremer os adeptos das bancadas, pois confia demasiado em si. Veremos se é “apenas” para mostrar essa astúcia para a equipa ou se irá permanecer, nele que é um guarda-redes de traços simples na execução técnica. Ainda se notam alguns problemas físicos (peso) mas nada que com treino não se resolva.

Nestes amigáveis, seria bom ver Luis Maximiano a ter alguns minutos, por dar-se a entender ser aposta futura – após ida de Pedro Silva para o Tondela e com ele a ser, até ver, 3o guardião da equipa, onde terá minutos entre a equipa sub23 e B do clube.

Ainda este é um esboço muito vincado daquela que será a baliza mais diferente do Sporting desde que Rui Patrício assumiu a baliza há 10 anos, sendo que ainda podem haver mudanças (chegada de André Moreira?) e porque nesta fase os índices físicos e mentais não são os adequados, sendo qualquer análise passível de estar relativamente distante da futura realidade.

Gonçalo Xavier, A Última Barreira 

Sigam-nos nas redes sociais:

Youtube: 🔹 https://www.youtube.com/channel/UCSAd_8CbIO9iicMhSuVaPLg

Facebook: 🔹 http://www.facebook.com/ultimabarreiracom

Instagram: 🔹 http://www.instagram.com/ultimaabarreira

Twitter: 🔹 https://twitter.com/UltimaaBarreira

 

Facebook Comments