Em entrevista a Grant Wahl, Manuel Neuer falou do que é a posição de guarda-redes… principalmente sobre o seu risco na baliza. A forma como sai da baliza e o que pensa, em destaque:

“Eu jogo um pouco com o risco, mas eu fico assim para a segurança e a protecção, e tu tens de dar aos teus colegas essa sensação.

Na vida, eu sou uma pessoa que gosta de conduzir um carro algo rápido, mas eu uso o cinto de segurança ao mesmo tempo.

Cabe-me a mim em ajudar os meus defesas e é melhor para mim tirar a bola antes de chegar ao avançado que esperar que haja uma situação de 1×1 dentro da área. Isto é mais perigoso que sair fora da área porque o avançado tem chance de marcar golo. Se ele não tem a bola, não pode ter a oportunidade. 

Eu não sinto medo na minha cabeça no momento (de saída). Eu sempre penso positivo. Tem tudo a ver com o primeiro passo. Se eu penso que eu chego à bola, eu saio. Eu não posso parar a meio porque a baliza está vazio e o adversário pode ter a oportunidade de chutar. Tu fazes a reacção de sair e depois, claro, tu tens de ter a certeza que chegas à bola. Mas são anos de experiência. Não podes dizer de um dia para o outro: “Olha, agora vou começar a fazer isto, sabes?” Tu tens de sentir.

Para ser um guardião moderno, tens de pensar ofensivamente para iniciar os vossos ataques de forma segura. As minhas equipas, Bayern e Alemanha, jogam com muita posse de bola. Então, por isso, eu tenho de estar fora da área e estar envolvido no jogo desde trás. Estas coisas estão incorporadas no meu jogo e eu consigo fazê-lo porque estou em equipas fortes” – Manuel Neuer, 2018

 

Facebook Comments