Do “acaso” surge a oportunidade. Leonardo emerge em Portimão com talento!

Com a lesão do até então titular Ricardo Ferreira, experiente guardião português que ajudou à subida à primeira liga portuguesa na época passada e que já na presente temporada manteve a titularidade (e rendimento), emergiu alguém desconhecido mas com mostras de imenso talento. O mais curioso é que a tripla de guardiões é a mesma desde a época passada (já citados Ricardo e Leonardo e ainda Carlos Henriques).

Leonardo Navacchio, brasileiro de 25 anos de idade, 1.90m, chegou a Portugal há 3 épocas vindo dos campeonatos brasileiros. De formação no São Paulo, foi rodando em vários clubes secundários para ganhar maturidade e potenciar as suas capacidades. Em Portugal, a sul do país, não tem tido o maior número de minutos mas a recente lesão de Ricardo deu-lhe a titularidade… apesar das duas derrotas seguidas por 2-1 (em Chaves e em casa contra o Sporting, esta noite), tem sido destaque. Por parte da equipa foi mesmo o melhor em campo nas duas partidas, fazendo no total dos dois jogos quase 15 defesas. Um número bastante elevado.

Um shot-stopper puro, de muita reacção e desvio a remate exterior/interior, é nisto que se destaca juntamente com os movimentos de aproximação ao adversário quando este tem a bola descoberta. É rápido no movimento de aproximação e usa o corpo com centro de gravidade baixo (apesar do seu 1.90m) para defender os remates desta forma, por via de deslizamentos ou de “parede” com o corpo baixo. É bastante frio nas suas tomadas de decisão e procura sempre estar calmo para a sua equipa, não esboçando grandes reacções tanto quando erra ou acerta, sendo muito coerente na sua postural corporal e mental. Parte sempre de posicionamentos médios/recuados para ter mais tempo de pensar os lances e de reagir ou antecipar aos mesmos.

Um guardião interessante que, mesmo que não tenhas muitos mais minutos até ao final da época (tudo indica que tenha) e que termina contrato no final da temporada, possa ter qualidade suficiente para continuar a brilhar na liga portuguesa. Muito interessante…

Por Gonçalo Xavier, A Última Barreira

 

 

Foto: Catarina Morais (kapta+)

Facebook Comments