Berke Ozer (Altinordu) – O turco menos turco de todos.

17 anos de idade (faz 18 em Maio deste ano) e já dos novos guardiões de talento da “Geração 2000”. Já alto para a idade (1.90m) e com margem de crescimento ainda a nível de estatura. Tem contrato até 2019 pelos turcos do Altinordu da 2ºliga da Turquia, e tem quase 10 jogos como profissional sénior, não sendo actualmente o titular da equipa.

Mas… porque é que é o “turco menos turco de todos”? Simples a explicação: pela forma de encarar o jogo e dos pressupostos para o mesmo. É um guardião de extrema antecipação, e os turcos são maioritariamente de índole reactiva, perto da zona de baliza. As suas zonas de conforto são nessa zona e é difícil tirá-los de lá. E até por isso as equipas se adaptam bem… e talvez seja essa “diferença” que não lhe dá mais minutos na equipa apesar de todo o potencial (nas camadas jovens do clube que são de relevância no país e também como internacional jovem pela Turquia). E a baliza do seu clube é muito jovem. 3 guardiões de menos de 20 anos e outro… de 23 anos, Erce Kardesler, o titular da equipa e um jovem da formação do clube também que se afirmou a titular na época passada.

Apareceu muito cedo na alta roda do futebol turco e talvez por essa razão seja um dos guardiões mais esperados a atingir outros patamares no futuro. É distinto de um dos maiores de sempre (Rustu) ou dos actuais Demirel e Babacan. Todos estes são reactivos. Ozer junta (muita) capacidade de antecipação dentro e fora da área, tal como na forma de atacar a bola perante os avançados contrários. Com esta capacidade diferenciadora, que tem aprimorado com o tempo – à medida que joga – promete os mais altos voos e talvez “mudar” a visão do guarda-redes turco. Assim lhe sejam dadas oportunidades (e que esteja num clube que potencie estas suas capacidades) e ele as aproveite.

Tem como grande capacidade o controlo do profundidade e o ataque à bola no 1×1. Um bom talento. 

Alegadamente, o Manchester City já garantiu o seu passe por 2M de euros no último Verão… e até é coerente com o modelo de guardião que pretende ter sob tutela de Guardiola. Ora vejam alguns momentos de Ozer na baliza…

 

 

Facebook Comments