No dia 10 de Fevereiro de 2018, a localidade do Cacém recebeu um conjunto de pessoas conhecedoras do treino de guarda-redes e outras dispostas a aprender. Era assim que começava o 1º Fórum Keeper Stuff.

Hélder Pinheiro, coordenador da formação de guarda-redes da Académica, começou a palestra da manhã a falar o que é um departamento de guarda-redes e qual os seus objectivos. Deu alguns exemplos do seu trabalho e dos treinadores da Academia da Briosa, numa palestra bastante interactiva. Mostrou ainda, como exemplo do que gosta de ver num guardião, um video do seu ídolo nas balizas – Rinat Dasaev – que possuía uma capacidade impressionante dentro e foras dos postes. Na parte da tarde mostrou parte do seu trabalho em campo:

Coube-lhe a tarefa de começar o aquecimento, numa tarde de bastante vento e frio, e terminou com alguns exercícios de velocidade de reacção e defesa de baliza, como mostra o seguinte video:

Seguiu-se, tanto nas palestras da manhã ou parte prática em campo, o mister Luís Rodrigues. É um dos maiores impulsionadores do treino jovem em Portugal e teve a primeira (e ainda mantém passada uma década de existência) escola de guarda-redes, sendo ainda referência para muitas actualmente.

Falou do que é a formação de jovens guardiões e a forma como os trabalha (mostrando videos) em grupos grandes entre 8 a 10 atletas. Falou dos ideais da escola e como tem ajudado com os seus eventos a cimentar a posição de referência no Algarve no treino, recebendo também jovens guardiões espanhóis para terem treino.

Na parte da tarde, numa sequência perfeita, mostrou jogos didácticos para começar, sempre com a base do jogo aéreo (o seu tema) e dando uma progressão do específico ao integrado, como mostram as seguintes imagens:

E para terminar ambas as sessões do dia, falou Eduardo Martins (treinador específico da formação da Académica).

Foi a parte mais distinta de todo o fórum. Apesar de temáticas comuns a todos os atletas (por exemplo orientação dos apoios ou forma de usar o corpo para vantagem), foi um grande complemento no fórum. Com uma grande palestra cheia de pormenores que por vezes nos parecem irrelevantes mas são decisivos para o sucesso das acções. Muito conhecimento e que foi daquelas informações que nem sempre temos hipótese de ouvir e entender nos congressos desportivos, num trabalho específico e individual que cada vez mais está a ser aposta no futebol. Na parte da tarde mostrou em campo alguns exercícios de coordenação e preparação dos apoios e do restante corpo para o passe ou remate.

Um Forum que ainda teve a presença especial de Inês Pereira, guardiã de 18 anos do Sporting CP e de Portugal, que assistiu ao evento todo e fez parte da Mesa Redonda.

Um grande evento que teve a divulgação d’A Última Barreira e do qual agradecemos todo o carinho recebido e conhecimento que ganhámos. Obrigado! 

E eis as fotos do evento…

Fotos do 1º Fórum Keeper Stuff, realizado a 10/2/2018 no complexo do Atlético Clube do Cacém.

Publicado por Keeper Stuff em Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2018

Facebook Comments