Depois de, em 2015, a Federação Portuguesa de Futebol ter avançado com o Projeto 1 para ajudar no treino de guarda-redes de Futebol e captar mais jovens para a posição, no dia de ontem a FPF apresentou o mesmo projeto, desta feita para o Futsal.

O Projeto 1 de Futebol tem como patrono o ex-internacional português Vítor Baía e, para não fugir à regra, o patrono do Projeto 1 de Futsal é, talvez o melhor guarda-redes português de sempre, o ex-internacional João Benedito, ele que “é o guarda-redes luso com mais internacionalizações (185), sagrando-se vice-campeão europeu (2010) e estando por três vezes em meias-finais de campeonatos do Mundo e da Europa (3.º lugar em 2000 e 4.º lugar em 2007 e em 2014)”, segundo a FPF.

O Projeto 1 tem como principais objetivos aumentar o número de guarda-redes para integrar as seleções nacionais de formação, qualificar e valorizar a posição de guarda-redes e treinadores, melhorar metodologias de treino específico de guarda-redes, melhorar e aumentar a deteção e seleção de guarda-redes de Futsal e promover o guarda-redes de Futsal português.

Este projeto iniciará a partir de dia 5 de janeiro com ações formativas que se irão realizar em seis associações de futebol distritais até ao final da época. Além destas ações a nível regional, existirão também estas atividades nos estágios das seleções nacionais, havendo a novidade de serem convocados 5 guarda-redes (ao invés dos normais 2) para os estágios das seleções sub-16, sub-18 e sub-21 masculina e sub-18 e AA feminina.

Facebook Comments