Neil Cutler nasceu a 3 de Setembro de 1976 em Perton, Inglaterra. Atualmente é o treinador de guarda-redes do Walsall FC, o primeiro classificado da League One.

Em 1993, começou a sua carreira como guarda-redes profissional de futebol, no West Bromwich e até 2012, ano em que terminou a sua carreira como jogador, atuou em clubes como o Aston Villa, Stoke City e Swansea City.

Após findada a sua carreira, assegurou logo na época seguinte o cargo de treinador de guarda-redes no Scunthorpe United e mais tarde, em 2013, iniciou os trabalhos no seu atual clube.

Possui o grau UEFA B de treino de guarda-redes e as suas sessões de trabalho são caracterizadas pela grande intensidade imposta aos atletas, com a maioria dos exercícios realizados a serem focados para a melhoria de componentes físicas dos membros inferiores, usando e abusando do trabalho pliométrico, o que torna possível o incremento da capacidade de deslocamento, força reativa/explosiva e impulsão. Consequentemente, isto leva a que outras capacidades e gestos técnicos específicos do guarda-redes sejam melhorados, como por exemplo, o posicionamento na baliza, a frequência de apoios, as quedas laterais, as saídas a cruzamentos e a capacidade de reação.

O trabalho de reposição de bola em jogo e de velocidade de reação também é bastante utilizado por Neil Cutler, na maioria das vezes, de forma isolada.

Em baixo fica um vídeo de um dos seus treinos:

Realmente fantástico o trabalho realizado por Neil Cutler!

Facebook Comments