Deslocamentos no Guarda Redes

Nem só de defesas “vive” um Guarda Redes. Para se estar no local certo para a ação defensiva ou ofensiva ele tem de se deslocar.

Os tipos de deslocamento dos Guarda Redes são: Caminhar, Corrida, Sprint e Salto.

Acredito que num jogo de futebol o mais usado seja o caminhar, mas os outros são os principais para a ação em si. Na corrida temos vários tipos: frontal, lateral, ¾ e retaguarda. Nestes destacam-se a corrida lateral e ¾ (corrida para trás, mas com o corpo em posição diagonal) e em ambas pode ser em passada cruzada ou não. A corrida á retaguarda deve ser evitada. Nosprint temos o de curta distancia (o mais usado) e o de longa distancia (se tivermos uma boa colocação poucas vezes será usada) e aqui também devemos considerar a velocidade reação e o poder de arranque.  Por fim o salto, este pode ser a um ou a dois pés, frontal, lateral ou áretaguarda. Devemos considerar as mudanças de direção como parte do deslocamento (importante o equilíbrio e o domínio do centro de gravidade).

Muito importante a combinação entre os tipos de deslocamento e as mudanças de direção e a respetiva passagem para a ação técnica exigida. (devem ser trabalhadas as várias combinações possíveis)

Mobilidade, coordenação e técnica são imprescindíveis para um bom deslocamento.

http://guardaredestreino.blogspot.pt/

Facebook Comments