A comunicação do guarda-redes com os seus companheiros de equipa sempre foi vista como sendo um atributo e característica associada ao bom desempenho da organização defensiva e da equipa. Contudo, falar acertadamente durante o jogo não é tarefa fácil! O guarda-redes vai adquirindo, através da experiência e de situações diferenciadas de jogo, novos padrões de comunicação com os seus companheiros, de forma a tornar o processo comunicativo pouco complexo e eficaz! A maioria dos discursos feitos pelo guarda-redes durante o jogo é criada através da sua leitura do jogo, algo que também sofre muitas melhorias durante os anos… Assim, compreende-se o facto de os guarda-redes mais jovens terem bastante dificuldade em estabelecer comunicação com os seus companheiros de equipa e a utilizar uma “linguagem de jogo”, por simplesmente não terem vivenciado um número de experiências suficientes para que o possam fazer com segurança.

Não basta falar ou gritar sem ter nada de realmente importante para transmitir!!

Durante o jogo, o processo de comunicação deve-se tornar o mais simples possível, para que o resto da equipa ou jogador assimile totalmente o que foi dito enquanto joga, corre, salta, passa, remata e, o mais importante, pensa na ação que vai realizar.

No treino de escalões de formação é crucial que os guarda-redes sejam incentivados a comunicar durante os treinos e jogos, permitindo-lhes viver o jogo de uma forma diferente e mais próxima do que lhes será exigido pelo jogo com o passar dos anos. Algumas formas simples de comunicação podem ser transmitidas aos guarda-redes desde cedo na sua etapa de formação, algo que lhes vai possibilitar uma melhor habituação ao jogo, como por exemplo:

“estás só”, diz ao colega que tem espaço para controlar a bola e sair a jogar
“tens homem”, diz ao colega que está sobre pressão
“sobe”, diz aos colegas para subir no terreno de jogo
“tira”, diz aos colegas para tirar a bola da zona de pressão, não colocando a baliza em perigo
“minha/eu”, diz aos colegas que vai sair da baliza

MUITOS GRITOS E MUITAS DEFESAS!

Facebook Comments