O futebol moderno exige cada vez mais dos jogadores, a nível físico, tático, técnico e psicológico, e a posição específica de guarda-redes não foge a essa evolução!

Com os modelos de jogo que se aplicam às características do futebol de hoje, os guarda-redes são quase que obrigados a saber jogar com os pés, dando soluções táticas e entrando na organização do jogo da sua equipa. Por vezes, existem jogos que exigem aos guarda-redes mais ações com os pés do que com as mãos, algo que torna fundamental a inclusão deste aspeto técnico no treino.

Treinar receções e reposições de bola para zonas específicas ajustadas à forma de jogar da equipa, treinar passes curtos e passes longos em situações que se assemelham ao jogo, treinar alívios de bola, treinar pontapés de baliza e treinar as decisões que devem ser tomadas em cada situação de jogo, deve ser algo a ter em conta pelo treinador de guarda-redes, dando a possibilidade aos seus guarda-redes de estarem incluídos no entendimento coletivo do jogo e de apresentarem maior eficácia quando forem chamados a intervir durante o jogo.

Atualmente, um guarda-redes completo é aquele que domina a técnica específica da sua posição e a técnica específica das posições dos seus companheiros de equipa. É aquele que tem um jogo de mãos e um jogo de pés a um nível ótimo e semelhante!

CLASSE E QUALIDADE, DO QUE É FEITO UM GUARDA-REDES!
Facebook Comments