Conseguir ler o adversário com eficácia implica muita concentração e alguma experiência por parte do guarda-redes. Isto envolve entender a mente e avaliar os movimentos corporais ao detalhe do jogador adversário, tentando antecipar as suas decisões no menor período de tempo possível.

O que tem então que fazer o guarda-redes para obter sucesso neste parâmetro?

Em todos os treinos o guarda-redes deve estar focado neste aspeto, tentando melhorá-lo diariamente. Em treino existem várias situações que se aplicam ao jogo, onde é possível ao guarda-redes incrementar a sua capacidade de leitura do adversário, como por exemplo em situações de 1×1, de cruzamentos, de remates e de bolas nas costas da linha defensiva.
Nestas situações, o guarda-redes deve observar o posicionamento dos seus companheiros, dos adversários e da bola para que o processo de leitura do adversário se torne mais acessível. Depois disso, só tem que tentar antecipar a decisão e adivinhar o movimento do adversário, tendo sempre em conta o timing em que realiza a sua ação, de forma a não executar qualquer movimento prematuramente, dando margem de manobra ao adversário.

MUITO TREINO, CONCENTRAÇÃO E VONTADE DE MELHORAR!

Facebook Comments